A Federação Mineira divulgou a tabela do Campeonato Mineiro 2019 na manhã de hoje (19). A primeira rodada marca o encontro do Cruzeiro, atual campeão mineiro do Módulo 1 com o atual campeão do Módulo 2, o Guarani de Divinópolis. O jogo está marcado inicialmente para o dia 19 de janeiro, sábado, às 17 Hs. A princípio, dos cinco jogos da equipe divinopolitana em casa, nenhum será disputado no domingo – dia de transmissão na TV aberta.

Veja abaixo a sequência de jogos do Guarani no campeonato Mineiro 2019.

Arte: Junio Kemil / Grupo Gabiroba

Na última semana, Vinícius de Morais, presidente do clube divinopolitano, havia participado de reunião da Diretoria de Competições da FMF (DCO) para discutir detalhes sobre os regulamentos referentes ao Campeonato Mineiro para o ano de 2019. Vinícius vê a tabela “dentro do esperado”.

“Um início bem difícil em relação aos adversários: uma estreia já com o Cruzeiro – atual campeão em casa, depois são dois jogos fora, recebemos a Caldense e já saímos para jogar contra o Atlético. Mas não dá para fugir disso. O Campeonato Mineiro é assim, não dá para escolher adversário, nem dá pra escolher sequência. Então cabe a nós agora, com trabalho, fazer com que essa tabela seja positiva pra gente”. — Vinícius de Morais

O presidente destacou ainda, diferenças de logística que envolvem o campeonato. Ao contrário do Módulo 2, a equipe deve se deslocar menos durante a primeira divisão, o que se traduz na redução de custos. Em levantamento do  GrupoGabiroba.com, considerando apenas os 11 jogos da primeira fase do Módulo 2 de 2018, o Bugre teve que viajar cerca de 4.500 Kms entre idas e voltas. Na primeira divisão, em 2019, a expectativa é que a equipe irá viajar apenas 2.650 Kms nos 11 primeiros jogos.

“Faremos cinco jogos em casa; o que a gente já esperava pela nossa chegada ao Módulo 1. É uma logística relativamente boa, sem viagens tão longas […] A primeira divisão tem distâncias menores do que o Módulo 2. Não vamos ao extremo [de Minas] como Tombos. Então quando você vai deduzir nos quilômetros rodados, a média cai bastante. Ela vai se tornar ruim ou boa dentro dos resultados que forem acontecendo”, ressalta.

O Campeonato Mineiro de 2019 manteve sua fórmula de disputa e conta com a participação de 12 equipes. As oito melhores colocadas na primeira fase garantem vaga nas quartas. Os dois últimos serão rebaixados ao Módulo 2. Os confrontos das quartas de final estão marcados para o dia 24 de março. As semis acontecem nos dias 31 de março e 7 de abril. Já as finais  estão previstas para os dias 14 e 21 de abril.

Reapresentação do elenco acontece na próxima segunda 26

O Guarani anunciou que a reapresentação do elenco e início dos trabalhos para a próxima temporada começam na próxima segunda, 26. De acordo com Natália Santos, assessora do Bugre, ainda não há informações sobre o horário da apresentação.

O time já anunciou a manutenção dos contratos de jogadores que foram importantes na conquista do Módulo 2. Entre eles o goleiro Leandro; o zagueiro Élder; os meias Alemão, Jonas Marques, Kauê, Leomir, Lucas Rodrigues, Magalhães e Yuri Ferraz; os atacantes Pedrinho e Paulo Morais; e o técnico Gian Rodrigues.