Um celular, um microfone, muita força de vontade e várias ideias na cabeça. O Grupo Gabiroba é uma organização midiática composta por 7 estudantes do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Divinópolis.

Acreditamos que jornalismo se faz na rua. Juntos, desenvolvemos projetos locais focados em esportes e cultura ininterruptamente desde agosto de 2015. Nossa missão é oferecer informação e entretenimento de alta qualidade ao maior número possível de pessoas para além da universidade.

Começamos nossa história com a produção do documentário As Engrenagens e Indústria do Rock Brasileiro. O doc foi exibido em Divinópolis pela TV Candidés e Canal Master, e também em Belo Horizonte na TV Uni. Além disso, oportunamente, foi uma das atrações do Grito Rock 2017. Nele, buscamos mostrar, de forma regionalizada, a visão das pessoas que participam direta e indiretamente do cenário cultural roqueiro e entender como a indústria musical trata o gênero nas últimas décadas.

Em nossos projetos, buscamos democratizar a produção e acesso do nosso conteúdo através das redes sociais. Somos o primeiro grupo midiático da região a publicar, semanalmente, um podcast focado na preservação da memória esportiva nacional. O Dois Tempos está presente nas principais plataformas distribuidoras de áudio e já conta com mais de 15 mil minutos reproduzidos no Mixcloud, por exemplo.

Assim como no áudio, também exploramos o vídeo. Em 2017 estreamos na TV Candidés o programa Toque Final, ao lado de Ana Cecília Moura (TV Candidés), exibido ao vivo nas noites de domingo. O programa futebolístico deu ampla cobertura aos esportes locais e buscou debater as atuações dos times mineiros nas competições estaduais, nacionais e internacionais. Em 2018, a parceria com a emissora local se repete. Agora com outro nome, e apresentação de Thaynara Faria (TV Candidés), o Conexão Sports, dá continuidade ao projeto e abre as portas para o diálogo com atletas, treinadores e gestores de diversos esportes praticados por divinopolitanos.

Todo material audiovisual das reportagens e entrevistas são capturados por aparelhos celulares e um microfone.